Cadastre seu e-mail e receba todo dia uma mensagem poderosa e abençoada!
" Ouvindo Deus o seu gemido, lembrou-se da sua aliança com Abraão, com Isaque e com Jacó." Êxodo 2.24.
José, filho de Jacó, o que havia sido vendido como escravo para mercadores ismaelitas (Gn.37.27), se tornara governador do Egito, após ter interpretado o sonho do faraó : " Eis aí vêm sete anos de grande abundância por toda a terra do Egito. Seguir-se-ão sete anos de fome, e toda aquela abundância será esquecida na terra do Egito, e a fome consumirá a terra." (Gn.41.29-30).
Faraó reconheceu que o Espírito de Deus estava sobre José e o constituiu governador, para que não faltasse comida sobre todo o Egito. A vontade de Deus ia além do Egito: foi para toda a terra. A sabedoria de José não só salvou a vida dos egípcios, como de todos os habitantes da terra. Perdoando seus irmãos, se fez reconhecer para eles.
Em virtude da fome, Jacó e toda a sua descendência, (setenta pessoas - Êx.1.5), vieram morar com José no Egito. Jacó, seus filhos e José morrem, mas sua descendência multiplica-se sobremaneira. A promessa feita a Abraão - " de ti farei uma grande nação, e te abençoarei, e te engrandecerei o nome. Sê tu uma benção! " (Gn.12.2) - cumpre-se. Outro Faraó se levanta e fica apavora-se com a quantidade de hebreus no Egito. (Êx.1.9).
Manda matar todo bebê do sexo masculino e escraviza, com desumanidade, o povo. Nesse momento de crise nasce Moisés, filhos de Anrão e Joquebede, hebreus (Êx.6.20). Faraó maltrata ainda mais o povo e este geme a Deus. Deus os ouve porque " a mão do Senhor não está encolhida para que não possa salvar, nem surdo o seu ouvido, para não poder ouvir." (Is.59.1).
O rei Davi confiava em Deus:"Amo o Senhor, porque ele ouve a minha voz e as minhas súplicas. Porque, inclinou para mim os seus ouvidos, invoca-lo-ei enquanto eu viver." (Sl.116.1-2). Sempre foi atendido em tudo quanto pediu. Seremos atendidos em nossos gemidos, quando verdadeiramente tivermos fé de que Ele nos ouve e cumpre Suas promessas. Uma nação inteira gemeu e foi libertada por Moisés, justamente quem todos nunca imaginaram que seria o seu libertador. Deus sabe e sempre saberá como nos prover em nossas necessidades. Apenas acredite Nele.
Com amor, em Cristo Jesus.