Cadastre seu e-mail e receba todo dia uma mensagem poderosa e abençoada!
" Tomais sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para a vossa alma." Mateus 11.29.
No hebraico - Anvah - e quer dizer suavidade, brandura. Jesus era cheio do Espírito Santo e possuía o seu fruto : Amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão, domínio próprio. (Gl. 5.22-23). Ele estava ensinando assentado. Era momento de reflexão e paz. Os escribas e fariseus chegaram abruptamente a Sua presença e lhe apresentaram um grave problema.
Uma mulher havia sido pega em adultério e, constrangendo-a ainda mais, colocaram-na em pé, à sua frente, no meio de todos. Grande era o tumulto e estes mesmos homens queriam uma resposta do Salvador : o que se deveria fazer com ela ? Jesus ficou em silêncio. Diante dessa Sua postura, insistiram na pergunta acirradamente. Ele não se abalou, pois quem O controlava era o Espírito Santo.
Aguardava Dele a resposta certa e, por final, disse : " Aquele que dentre vós estiver sem pecado seja o primeiro que lhe atire pedra." (Jo.8.7). Sua resposta foi incisiva e contundente, porém, dita mansamente. Jesus nos mostra que os mansos não são covarde. São pacificadores. Os servos de Deus podem ser mansos como Jesus : Basta ter o fruto do Espírito. (Gl. 5.22-23).
Moisés era como nós, mas manso, porém, não covarde, a ponto de enfrentar o Faraó e obter a libertação da nação israelita. Mesmo nos conflitos familiares ele se continha. Seus irmãos, Miriã e Arão, contenderam contra a autoridade dele e, ainda assim, não se abalou : " Era o varão Moisés mui manso, mais do que todos os homens que havia sobre a terra." (Nm.12.3). Miriã ficou leprosa e Moisés orou a Deus pela sua cura.
A mansidão nos traz palavras brandas, desviando furores (Pv.15.1). Pedro, com a espada, cortou a orelha de Malco (Jo.18.10), depois, cheio do Espírito Santo, declarou que " um espírito manso e tranquilo é de grande valor diante de Deus." (1Pd.3.4). Deixemos a ira, tomemos o jugo de Jesus, recebamos Sua mansidão e tornemo-nos humildes de coração. Acharemos descanso para nossa alma!
Com amor, em Cristo Jesus.