Cadastre seu e-mail e receba todo dia uma mensagem poderosa e abençoada!
" Quando o rei viu a rainha Ester parada no pátio, alcançou ela favor perante ele; estendeu o rei para Ester o cetro de ouro que tinha na mão; Ester se chegou e tocou na ponta do cetro " Ester 5.2
Vasti era rainha e mulher. Seu marido, o rei Assuero, a chamou para engrandecê-la. Ela não o atendeu, envergonhando-o na frente dos convidados. A mulher sábia edifica a casa, mas a insensata com as próprias mãos, a derriba. (Prov. 14.1) Quão grande é o número de mulheres que aniquilam seus casamentos, de poucos ou muitos anos, por insensatez. O homem traz os materiais para a construção, mas Deus determinou à mulher edificá-la. Vasti, por causa da sua arrogância e insubmissão perdeu, primeiro, o juízo, e, em consequência, o reinado, o rei e o seu amor. Perdeu tudo.
Ester era formosa, mas órfã judia. Na prática, não existia. Mordecai, seu tio, a educa e lhe ensina a melhor lição: ter temor a Deus. É o princípio da sabedoria. (Sl. 111.10). O Rei Assuero faz um decreto para ter outra esposa. Vasti é definitivamente esquecida. Ester é separada para se apresentar ao rei, juntamente com outras tantas. Quando chega o seu dia, nada requer de especial. Era simples, humilde e Deus era com ela. O rei, ao vê-la, a ama mais que todas as outras e faz dela, rainha.
Para obtermos o favor do Rei dos Reis basta guardar seus mandamentos e obedecê-los. Agrada-te do Senhor ele satisfará os desejos do seu coração. (Sl.37.4). Se o amamos verdadeiramente, guardamos seus mandamentos.(João 14.15). Ester aprendeu as lições que Mordecai lhe ensinara. Ainda que sejas orfã e, aos olhos dos outros, não exista, O Todo Poderoso jamais te deixará ou te abandonará (Hebreus 13.5).
Hamã era o principal príncipe do rei Assuero. Mordecai não se prostrava para Hamã. Tinha compromisso com Deus. Só a Ele se humilhava. Hamã o odiava porisso. Pessoas impias não gostam dos servos do Deus Vivo. O jugo é desigual, pois a luz do Espírito Santo lhe faz mal. Hamã induz o rei Assuero a matar todos os judeus, incusive Mordecai. Mas não sabia que Ester era judia.
Grande vitórias são obtidas com grandes propósitos. Ester, sob orientação de Deus, pede a Mordecai que todo o povo, por três dias, ore e jejue por ela. Ela também assim o faz. Ela sabe edificar a casa. Ela faz o bem e não o mal. Abre mão ao aflito e cuida do necessitado.Suas atitudes engrandecem seu esposo.(Prov. 31.10-31). Ela se submete ao seu marido, o rei Assuero, e ao seu Senhor, o grande Jeová.
Não se podia estar na presença do rei a qualquer momento. Este era o motivo do jejum : ao estar na sua presença, o rei lhe desse a vida e não a morte, e, em dando a vida, lhe concede-se favor. Ester informa o rei tudo o que Hamã armou para matar o seu povo. Por ser a verdade, (e ela sempre libertará), o rei decreta a morte de Hamã na forca, e determina que os judeus se defendam daqueles que vierem para lhes matar. Deus dá grande vitória a todos.
Ao contrário do rei Assuero, todos podemos entrar a qualquer momento na presença do Deus eterno. Ao nosso lado, segue o Advogado Jesus Cristo, fazendo nossa defesa, e, quando não conseguimos nem falar, o Espírito Santo intercede por nós, com gemidos inexpremíveis.Não seja como Vasti. Seja como Ester. Fale com o Rei. Ele quer te ouvir para te perdoar, ajudar, restaurar. Mudar a tua vida.
Com amor, em Cristo Jesus.