Cadastre seu e-mail e receba todo dia uma mensagem poderosa e abençoada!
" Estendeu, pois, Moisés a mão para o céu, e houve trevas espessas sobre toda a terra do Egito por três dias; não viram uns aos outros, e ninguém se levantou do seu lugar por três dias; porém todos os filhos de Israel tinham luz nas suas habitações". Êxodo 10.22-23.
Moisés estava vivendo mais um dia em sua vida e seria como outro qualquer. No deserto, lugar que comumente estava, uma sarsa ardia no fogo e não se consumia. (Êx. 3.2). Por curiosidade, foi ver porque isso estava acontecendo. Deus lhe dirige a palavra. Disse-lhe : Moisés ! Moisés ! Este lhe respondeu : Eis-me aqui. Era o início de uma sincera, profunda e verdadeira amizade.
Moisés nunca mais foi o mesmo. Deixou o rebanho de seu sogro com ele e foi cumprir as ordens que Deus lhe dera : " Vem, agora, e eu te enviarei a Faraó, para que tires o meu povo, os filhos de Israel, do Egito. " (Êx. 3.10). A primeira dificuldade de Moisés seria enfrentar seu passado, vez que ele havia fugido justamente do Egito, por ter matado um egípicio e escondido na areia.
O amor de Deus supera todas as nossas expectativas. Ao retornar ao Egito, Moisés não iria sozinho : Deus iria com ele. (Êx.3.12). Moisés deixava o mundo do inimigo, pecado, transgressão, homicídio, culpa, condenação e trevas, para o mundo do Senhor onde há amor, misericórdia, perdão e luz. Moisés representava a luz de Deus que iria dissipar as trevas que haviam sobre Israel, o povo de Deus.
Deus nos dirige a palavra a todo momento : livrando, abençoando, zelando, restaurando, protegendo e muitos não escutam Sua voz, ou pior, fazem que não escutam. Sua palavra esta sendo dita claramente em rádios, programas de televisão, ruas a todo momento. É a sarsa ardendo no fogo mas não queimando. É a Sua luz irradiando imensamente, porém, muitos, não querendo vê-la e, até, desprezando-a.
A nona praga lançada sobre o Egito foram as trevas. Perduraram três dias e eram tão espessas que podiam ser apalpadas (Êx.10.21). No mesmo instante havia luz nas casas dos filhos de Israel. O inimigo (Egito), traz as trevas para a vida das pessoas, trazendo-lhe todo tipo de pecado, mas, no mesmo momento, os que tem Jesus como Senhor e Salvador tem a Sua Luz sobre si : " Eu sou a luz do mundo; quem me segue não andará nas trevas; pelo contrário, terá a luz da vida. " (Jo.8.12). Jesus quer lhe dar tudo o que deu para Moisés, inclusive a vida eterna.
Com amor, em Cristo Jesus.