Cadastre seu e-mail e receba todo dia uma mensagem poderosa e abençoada!
" Guardai-os, pois, e cumpri-os, porque isto será a vossa sabedoria e o vosso entendimento perante os olhos dos povos que, ouvindo todos estes estatutos, dirão : Certamente, este grande povo é gente sábia e inteligente. " Deuteronômio 4.6.
É feliz quem acha a sabedoria e adquire conhecimento. O rei Salomão ensina que o lucro que ela dá é melhor do que da prata e a sua renda melhor do que do ouro mais fino. (Pv.3.13-14). Trata-se de árvore de vida para os que a alcançam. Possuindo sabedoria, aprendemos a nos conduzir em toda e qualquer situação, jamais desviamos à direita ou à esquerda, mas, sempre, seguimos ao alvo com objetivo : andar com retidão.
Retidão nas palavras, atos, negócios, atitudes, pensamentos, trabalho, personalidade, postura, obediência, fé. A sabedoria torna-se escudo para todo aquele que caminha na sinceridade. (Pv. 2.7). Passamos a ter apenas uma palavra : sim, sim, não, não. Balisado nela, passamos a analisar tudo o que chega até nós: palavras, situações, oportunidades. Confrontamos com a palavra e, se estiver de acordo, aceitamos e praticamos, se não, rejeitamos.
Moisés havia aprendido no início de sua vida, com sua mãe Joquebede, (Ex.6.20), sobre o Deus Vivo. Crescido, foi residir no palácio e passou a ser criado pela filha de Faráo, onde recebeu toda a cultura e conhecimento do Egito. Esta sabedoria mundana, jamais transformou sua vida, ao contrário, tornou-o julgador errôneo, a ponto de tirar a vida de um egípicio. (Ex.2.11-12).
Fugido para o deserto, conhece o Deus Todo Poderoso, que se manifesta através de uma sarsa ardente. Deus lhe diz para não se chegar até Ele e para tirar a sandálias dos pés, porque o lugar era terra santa. Reconhece imediatamente a santidade de Deus e cobre o rosto em respeito. (Ex.3). Este temor representava o início da sabedoria que iria possuir. Havendo respeito, há diálogo. É o que Deus deseja de nós, seus servos.
Deus lhe dá preceitos, estatutos, juízos e mandamentos jamais ditos a uma ser humano. Palavras de conduta e direção para viver uma vida de paz e felicidade, em abundância. Guardá-las e obedecê-las, se constituía em sabedoria e entendimento perante todos os povos ao redor. Lembre-se : Jesus não veio revogar a Lei ou os Profetas, mas cumprí-la. (Mt. 5.17). Para obter Sua sabedoria, que vence o mundo, precisamos guardar e obedecer toda a palavra de Deus. Ela, por sí só, nos tornará sábio e entendido.
Com amor, em Cristo Jesus