Pensamentos de Deus

Todos os dias uma nova mensagem de Deus para sua vida!

Buscar Mensagens

Mensagens de 2021

Newsletter

Cadastre seu e-mail e receba todo dia uma mensagem poderosa e abençoada!

Redes Sociais

Nos ajude a compartilhar a Palavra de Deus!

Errando ao ser precipitado.

Mensagem publicada em: 17.05.2014
Compartilhe essa mensagem:

" Não é bom proceder sem refletir, e peca quem é precipitado " . Provérbios 19.2.

Depois de ter criado tudo, disse Deus : " Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; tenha ele domínio sobre os peixes do mar, sobre as aves dos céus, sobre os animais domésticos, sobre toda a terra e sobre todos os répteis que rastejam sobre a terra" .(Gn.1.26).  Mas Deus foi mais longe com o homem: Deu-lhe o fôlego de vida. (Gn.2.7).  Tornamo-nos diferentes de tudo e de todos, pois raciocinamos !

O ato de raciocinar ocupa um tempo, que deve ser o suficiente para não fazermos o que é indevido e errôneo. Ao ficarmos refletindo, passamos a olhar a situação de todos os ângulos que são possíveis, e, depois  de termos uma visão global do assunto, tomamos uma atitude. Há fundamento para tomá-la. Buscou-se conhecer toda a questão com profundidade, pois, muitas vezes, há apenas uma oportunidade e não se pode desperdiça-la errando. 

Assim é em todas as situações da vida : No namoro, noivado, casamento. É para toda vida, se tomarmos atitudes apenas na emoção, podemos correr um risco desnecessário de não dar certo, por não ter tido mais conhecimento, refletido melhor nas atitudes do namorado, noivo ou futuro cônjuge. O mesmo ocorre na compra de um bem, que adquirido no impulso, precipitadamente, podemos nos frustar com ele, por não ser o que realmente queríamos. Mas o que mais nos traz prejuízos são nas atitudes. 

Isaque possuía dois filhos : Esaú e Jacó.  Esaú era caçador, portanto, deveria ser cauteloso, ponderado, mas era impulsivo. Salomão nos ensina : " O longânimo é grande em entendimento, mas o de ânimo precipitado exalta à loucura ". (Pv.14.29). Esaú havia voltado de uma caçada no campo, estava afoito e esmorecido de fome. Jacó tinha feito um cozinhado e Esaú lhe pediu para comer.  Jacó lhe disse :" Vende-me primeiro o teu direito de primogenitura". (Gn.25.31).  Esaú, sem pensar, o vendeu. Foi precipitado. 

O direito de primogenitura significava a liderança da família e uma porção dupla de herança (Dt.21.17). Ora ninguém, em sá consciência, venderia tal direito, mas Esaú, precipitadamente, vendeu. Por final, Jacó ficou por cabeça e Esaú foi o segundo. Toda vez que falamos na ira, sob pressão, na carne, agimos sem refletir. Como resultado, causamos profundas mágoas, frustações, dores, separação. O mesmo ocorre com atos precipitados, resultando em vergonha, decepções a outros, prejuízos, quando não ocorre perdas irreparáveis.

Aprendamos com Tiago e tomemos como norma de conduta este ensino : " Sabeis estas coisas, meus amados irmãos. Todo homem, pois, seja pronto para ouvir, tardio para falar, tardio para se irar". (Tg.1.19).  

Com amor, em Cristo Jesus. 

Leve o Pensamentos de Deus com você

Baixe o aplicativo na Play Store

Baixe o aplicativo Pensamentos de Deus gratuitamente na loja de aplicativos de seu celular e leia as mensagens onde estiver!

Desenvolvido por UPPERTEC.