Cadastre seu e-mail e receba todo dia uma mensagem poderosa e abençoada!
" Irmãos, se alguém for surpreendido nalguma falta, vós, que sois espirituais, corrigi-o com espírito de brandura; e guarda-te para que não sejas também tentado". Gálatas 6.1.
Falta. No grego é "paraptoma", que significa " passo dado em falso", "equívoco crasso", "queda ao lado". Ninguém quer que isso ocorra para sí, porque, quando erramos o alvo, pecamos. Ao pecar, nos separamos de Deus, nos trará consequências, dissabores, vergonha, prejuízos e dor. Paulo havia alertado para não satisfazer as concuspiscências da carne, mas que ficássemos atentos e andássemos no Espírito. (Gl.5.16).
É o andar na carne que nos leva a pecar, a cometermos faltas e "cair para o lado". Acontecendo esta queda, saímos do caminho determinado por Deus, ou para a esquerda ou para a direita (Js. 1.7). O caído, na maior parte das vezes, não consegue se levantar sozinho. Salomão já alertava que é melhor serem dois do que um, porque se caírem, um levanta o companheiro. (Ec.4.9-10). Mas a palavra nos ensina algo: o que levanta o caído, deve ser espiritual !
Espiritual é, senão, aquele que possui o fruto do Espírito : "amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão, domínio próprio " (Gl.5.22-23). É importante tê-lo por causa da benignidade, bondade, mansidão e domínio próprio, que só o Espírito Santo nos concede.
Jesus escrevia no chão. Os fariseus lhe trazem uma mulher pega em adultério e perguntam-lhe o que fazer. Os carnais desejavam apredejá-la. Não viam seus pecados menores e maiores que o dela. Jesus diz: " Aquele que dentre vós estiver sem pecado seja o primeiro que lhe atire pedra" (Jo.8.7). Ninguém pôde fazê-lo. Jesus não a chama de adúltera, pecadora, prostituta, que seriam adjetivos compatíveis com seu pecado. Ele era espiritual. Falou a verdade, sem destruí-la. Disse-lhe : "Nem eu tão pouco te condeno; vai e não peques mais". (Jo.8.11). Agiu com benignidade e bondade.
Pedro, embora avisado, negou Jesus três vezes, após, o galo cantou. Nesse momento, Jesus olhou para Pedro.Este, passou a chorar amargamente. (Lc.22.61-62). Jesus não lhe disse : seu falso, mentiroso, aproveitador, hipócrita. Nenhuma palavra, apenas um olhar de amor. No momento oportuno, após a Sua ressurreição,deu-lhe a oportunidade de, por três vezes, afirmar que O amava. (Jo.21-15-17). Jesus era Espiritual. Sejamos como Ele.
Veja que é com "Espírito de brandura" que a correção deve ser feita. É falar a verdade com amor, que é o fundamento do fruto do Espírito. (Gl.5.22). O que repreende, porém, deve estar preparado para receber resposta "aspera" do repreendido, ainda que a repreensão tenha sido feita com amor. É nesse momento, que devemos ter o coração guardado, no Espírito, para não agirmos com ira e cairmos também.(Gl. 5.20).
Com amor, em Cristo Jesus.