Cadastre seu e-mail e receba todo dia uma mensagem poderosa e abençoada!
" Filhos, obedecei a vossos pais no Senhor, pois isto é justo. Honra teu pai e a tua mãe (que é o primeiro mandamento com promessa), para que te vá bem, e sejas de longa vida sobre a terra " Efésios 6.2-3.
Obediência está intimamente ligado com amor. Jesus disse : " Se me amais, guardareis os meus mandamentos" (Jo.14.15). É Sua vontade que sejamos obedientes e há objetivos grandes nisso. Obedecer é moralmente justo, por seguir a ordenança de Deus. É beneficiente, porque gera bons resultados no relacionamento familiar. É biblicamente correto, porque concorda tanto com o antigo como com o novo testamento, e, ambos, foram divindamente inspirados pelo Espírito Santo. Demonstra que o perfeito amor está dentro de nós.
Timao é o termo grego que, traduzido, significa honra, e quer dizer "dar um preço a ", "valorizar" ou "estimar". É honrar através do respeito apropriado. É, ainda, estimar altamente, exaltar. Deus a tem como uma atitude muito importante, a ponto de deixar como mandamento.(Ex. 20.12). Lembre-se de que Ele ditou palavra por palavra a Moisés, ao escrever nas Tábuas da Lei (Ex. 34.1 e 34.27). O fez, para que ficasse perpétuo.
A família foi instituída com muito amor por Deus. Adão, só, não era feliz. O Senhor, de sua costela, formou sua auxiliadora idônea, a mulher, sua esposa.(Gn.2.21-22). Receberam a incumbência de encher a terra. (Gn.1.28). Da sua intimidade nasce Caim. Adão louva ao Senhor e diz : " Adquiri um varão com a ajuda do Senhor" . Em seguida nasce Abel. (Gn.4.1-2). Caim se revolta com a oferta de seu irmão. Deus intervém, como Pai amado, orienta Caim a se acalmar e tirar a ira do coração. Caim não O obedece e promove o primeiro homicídio. Desobediência ! (Gn.4.5-16).
Eram dois filhos. Receberam do pai as mesmas orientações e educação. O mais novo se rebela, pede sua parte e vai embora. Age desvairadamente, gasta o dinheiro - que era do pai - de forma desregrada, ficando sem nada. Ocupa-se do trabalho mais desprezível que há e quase sucumbe à morte. É a palavra se cumprindo. Desobência resulta em acelerar o dia da morte. O mais velho, obediente, continua vivendo em paz com o pai. Longevidade. O pai ama a ambos e, por isso, fica a esperar o filho perdido. Este se arrepende, retorna para ser empregado do pai, pois, ainda assim, seria melhor tratado de onde estava. O pai, ao vê-lo, trata-o com amor inimaginável. Ele nunca deixou de ser filho, mas passou dificuldades por desobediência.
Os pais desejam que seus filhos lhes escutem, pensem e decidam pelo melhor. Ouvir os pais é estar na reunião de conselheiros, onde há sabedoria.(Prov.11.14). As palavras de Deus tem de ser meditadas dia e noite. Quando fazemos, somos bem sucedidos em tudo o que fazemos (Sl.1). Se ela nos diz para obedecer e honrar os pais, façamos assim. Obedeçamos e os honremos com nosso proceder honesto, justo, reto, se apartando do mal, abençoando e não maldizendo, sendo benção. O resultado é garantido : Teremos longevidade de dias com bem aventurança. É Deus nos ensinando!
Com amor, em Cristo Jesus.