Cadastre seu e-mail e receba todo dia uma mensagem poderosa e abençoada!
" Um dos dez, vendo que fora curado, voltou, dando glória a Deus em alta voz, e prostou-se com o rosto em terra aos pés de Jesus, agradecendo-lhe; e este era samaritano. " Lucas 17.15-16.
Era um grande comandante sírio e muitos eram os seus subalternos. Homem acostumado a dar ordens e ser vencedor nas batalhas. Por ensinar a lutar e comandar bem suas tropas, se tornara muito conceituado perante seu rei e todo os povos ao redor. Temido, em confronto com Israel, saiu-se vencedor, trazendo entre os cativos uma menina, que passou a servir em sua casa.
Porém, ela descobriu sua mácula : era leproso. Obediente ao Senhor, a menina age conforme a lei de Moisés, demonstra um amor impensável para Naamã e diz à sua mulher que, em Israel, a terra que ele acabou de derrotar, havia um profeta que lhe restauraria a saúde. Veja que ela não lhe desejou o mal, mas promoveu atos para o seu bem. Servos de Deus precisam dar estes testemunhos silenciosos.
Namã, vencedor sobre aquele povo, vai até o profeta Eliseu com toda a sua pompa e glória. Eliseu nem o atende e manda que seu mensageiro lhe diga o que fazer. Este fica altivo, (que é compatível com as atitudes mundanas), esbraveja e começava a se retirar para retornar à sua casa, quando os seus oficiais exaltam a sua grandeza e lhe dizem : " Meu pai, se te houvesse dito o profeta alguma coisa difícil, acaso, não o farias? Quanto mais, já que apenas te disse : Lava-te e ficarás limpo". (2 Rs. 5.13). O orgulho massageia o seu ego e ele mergulha sete vezes no Rio Jordão.
O impacto na sua vida foi indescritível. Ao sair do rio pela sétima vez, a água turva havia-lhe curado. Ele se transforma no corpo, que fica limpo, e na alma, que fica pura e lavada. Todo aquele que tem um encontro verdadeiro com o Pai se transforma e molda-se ao Criador. Imediatamente a altivez cede lugar à humildade e ao coração agradecido. Ele vai até o profeta e o agradece. Atitude compativel com a de um Cristão.
Poucos dias antes da cura dos leprosos, Jesus desejou descansar em uma aldeia de samaritanos, mas estes não o deixaram ficar ali. (Lc.9-52-55). Indo para Jerusalém, ao passar novamente por aquelas terras, dez leprosos vem até Jesus. Respeitam-no, pois ficam de longe, mas gritam para que Ele se compadecesse deles. Jesus não lhes retibuiu com o mal. Poderia seguir adiante, como os samaritanos lhe fizeram dias atrás. Não é testemunho de servo de Deus. Servo perdoa setenta vezes sete e vive a palavra.
Sua autoridade é tamanha que apenas lhes dá uma ordem : Ide e mostrai-vos aos sacerdotes. Todos obedecem e, no caminho, ficam curados. Sempre obedecer será melhor do que sacrificar. Apenas um retorna, louva a Deus e se prosta aos pés de Jesus, agradecendo-lhe. A boa semente sempre nos trará retorno a trinta, sessenta e a cem por um. Além da cura física obteve, de Jesus, a salvação pela fé. Detalhe : era samaritano. Foi impactado, assim como Naamã, pelo amor de Jesus. Embora samaritano, nunca mais foi o mesmo. Gratidão é nossa marca registrada. Em tudo seja grato.
Com amor, em Cristo Jesus.