Cadastre seu e-mail e receba todo dia uma mensagem poderosa e abençoada!
" Do mandamento de seus lábios nunca me apartei, escondi no meu íntimo as palavras da tua boca. " Jó 23.12.
Tudo o que consta escrito na Palavra de Deus, possui um significado que, dia após dia, se renova, transforma, se faz novo. Por isso temos que fazer exatamente o que diz o salmo primeiro, verso dois : " meditar na sua lei dia e noite. " Ela é fonte inesgotável !
Sabemos quem era Jó e o que lhe aconteceu. O ser íntegro, reto, temente a Deus e se desviar do mal, não o isentou de ser afligido pelas astutas ciladas do inimigo. Perdeu bens, todos os filhos e a saúde. Satanás não brinca e nem mede esforços para trazer a morte, praticar roubo e destruir tudo o que temos (família, reputação, bens, saúde). (Jo. 10.10).
Mas, ao relatar suas dificuldades, Jó nos mostra de onde vinha a sua fé e força imensurável : Primeiro - ele guardava somente a palavra de Deus, ou seja, sua atenção era toda voltada apenas para o que Deus ensinava. Ele entendeu que qualquer outra palavra que lhe fosse dita, que não fundamentada nas leis do Senhor, seria palavra de homem, falível de erro e limitada. Para saber se a palavra era mandamento de Deus, ele precisou conhecê-la. Só lendo-a e meditando, podemos avaliar se o que está sendo falado está ou não escrito.
Segundo : Jó conhecia as leis, estatutos, mandamentos e preceitos da Palavra, mas sabia que não adiantava apenas conhecê-los, era preciso seguí-los. Ele disse :" Os meus pés seguiram as suas pisadas; guardei o seu caminho e não me desviei dele" (Jó 23.11). Conhecê-la não é suficente, é preciso mais. O Apóstolo Tiago nos alerta : " Mas aquele que considera, atentamente, na lei perfeita, lei da liberdade, e nela persevera, não sendo ouvinte negligente, mas operoso praticante, esse será bem aventurado no que realizar " (Tg.1.25). Perceba : persevera, operoso praticante.
Terceiro : Ele deu o devido valor a cada palavra que ele passou a conhecer. O salmista escreve : " Porque a palavra do Senhor é reta, e todo o seu proceder é fiel " (Sl.33.4). O rei Salomão disse : " Toda palavra de Deus é pura; ele é escudo para os que nele confiam " (Pv. 30.5). E Seu Filho Jesus confirmou : " Não só de pão viverá o homem, mas de toda palavra que procede da boca de Deus " (Mt.4.4).
Quarto : Por ser inigualável o poder e valor das palavras que saem da Boca de Deus, Jó as guardou no lugar mais seguro que uma pessoa pode esconder : seu íntimo ! O particular inatingível que só o Pai tem acesso. Aquele que tem poder para olhar para dentro de nós e sondar nosso coração (1 Sm 16.7), viu, no interior desse homem, o amor que ele lhE detinha. Sabia que Jó não o rejeitaria e muito menos blasfemaria. Jó venceu. Siga os seus passos e vença, também, suas batalhas.
Com amor, em Cristo Jesus.