Cadastre seu e-mail e receba todo dia uma mensagem poderosa e abençoada!
" Guardo no coração as tuas palavras, para não pecar contra ti " Salmo 119.11.
O profeta Samuel pensava, até aquele dia, como todo ser humano. Olhou criteriosamente para cada filho de Jessé. Um deles seria o novo rei de Israel. Como nós, olhou para aparência, estatura e todas as demais características externas possíveis. Fez a sua avaliação. Quando chegou a um veredito, Deus o obstou : O SENHOR não vê como vê o homem. O homem vê o exterior, porém, o SENHOR, o coração " (1 Sm. 16.7).
Todos aqueles sete filhos estavam "aparentemente", aos olhos humanos, qualificados para serem ungidos rei, mas, para o Altíssimo, não. Jeremias já havia dito : " Eu, o SENHOR, esquadrinho o coração, eu provo os pensamentos; e isto para dar a cada um segundo o seu proceder, segundo o fruto de suas ações " (Jr. 17.10). Aqueles homens tão valentes, guerreiros, que manejavam bem a espada e estavam preparados para a guerra, recuaram, todos, para Golias. Davi, pastor, andava com cajado, nunca foi para a guerra, o enfrentou, vencendo com uma pedra e funda.
Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e desesperadamente corrupto; quem o conhecerá ? (Jr. 17.9). O sábio Salomão havia aprendido que o coração se guia por vistas e clamou a Deus que tivesse um coração compreensivo, que discernisse prudentemente entre o bem e o mal, pois haveria de julgar todo Israel. (1 Rs. 3.9). É a oração que todos nós deveríamos fazer.
Se o Senhor esquadrinha os corações e penetra em todos os desígnios do pensamento (1 Cr. 28.9), o que devemos fazer ? Guardar as palavras de Dele na totalidade do coração. Davi, escolhido por Deus por causa de seu coração, não o tinha plenamente cheio de Deus. O pouco que faltava para prenchê-lo foi o suficiente para adulterar com Bate-Seba e matar seu esposo Urias. Quando se redimiu, pediu a Deus que criasse nele um coração puro (Sl. 51.10).
O pai ensina ao filho que jamais se esquecesse dos ensinos, mas que, no coração, guardasse os mandamentos do Senhor. Este guardar faria aumentar os seus dias, acrescentando anos de vida e paz. Que no Senhor devia confiar de todo o seu coração ! (Pv. 3.1;2;5).
Que tesouro temos guardado no nosso coração? A obediência à palavra, vivendo-a diariamente, ou os bens deste mundo, que traça e ferrugem corroem? Onde estiver seu tesouro, aí estará vosso coração (Mt.6.21). O coração de Paulo sabia que Deus, segundo a Sua riqueza em glória, o supriria em cada uma de suas adversidades.
Permitamos, hoje, que Deus retire de nós o coração de pedra e nos dê um coração de carne ! (Ez 11.19)
Com amor, em Cisto Jesus