Cadastre seu e-mail e receba todo dia uma mensagem poderosa e abençoada!
" Qual dos dois fez a vontade do pai? Disseram : O segundo. Declarou-lhes Jesus : Em verdade vos digo que publicanos e meretrizes vos precedem no reino de Deus " . Mateus 21.31.
Parábola. É uma narração, onde se relata fatos naturais ou acontecimentos possíveis, sempre com o objetivo de declarar ou ilustrar uma ou várias verdades. Jesus era excepcional em utilizá-las.
Um pai tinha dois filhos. Tudo era igual para eles : mesma mãe, casa, comida, criação, educação, atenção e amor. Porém, possuiam personalidades, falas, comportamentos e atitudes diferentes. Ocorreu naqueles dias. Ocorre hoje. Sempre ocorrerá.
Proprietário de uma vinha, pede para que eles fossem trabalhar nela. O primeiro, solícito, disse: Sim, Senhor, porém não foi.(Mt.21.29) Disse uma coisa e fez outra. Era contraditório. Havia um conflito entre o que dizia e o que fazia, entre o que prometia e o que cumpria. Era adulador e mentiroso. Na presença do pai ocultou sua decisão interior de não obedecer. Era hipócrita. Na verdade, dissimulador. Não obedeceu.
O outro filho disse : Não quero, depois, arrependido, foi. (Mt. 21.30). Resposta ímpia, possuía um coração duro. Se recusou rudemente a obedecer ao pai. Foi deselegante, mas verdadeiro. Não foi hipócrita. Não prometeu e nem teve intenção de obedecer. Foi duro, mas se arrependeu.
O primeiro filho, aparentemente obediente, era covarde e falso, prometeu obediência, mas não tinha intenção de cumprir a palavra. O segundo, desobediente, mas reconheceu o erro e se arrependeu.
Em qual estamos nos encaixando ? A palavra nos confronta a todo momento. Lembre-se : " Filho meu, não menospreze a correção que vem do Senhor, nem desmaies quando por Ele és reprovado; porque o Senhor corrige a quem ama e açoita a todo filho a quem recebe " (Hb. 12.5). Por nos amar muito é que Ele permite que sejamos confrontados com nossas atitudes. Seu objetivo conosco é muito maior do que pensamos. Ele não deseja apenas nos corrigir : Ele nos quer no céu !
A disciplina objetiva recolocar-nos no caminho certo. O maravilhoso é que Ele nos avisa antes dos fatos acontecerem, justamente para que mudemos o nosso curso e, aquilo que nos aconteceria, não mais venha a contecer. É muito amor. " Toda disciplina, com efeito, no momento não parece ser motivo de alegria, mas de tristeza; ao depois, entretanto, produz fruto pacífico aos que tem sido por ela exercitados, fruto de justiça " (Hb. 12.11).
Hoje é dia de arrependimento. Cada um de nós tem pleno conhecimento dos atos que estamos praticandos. Não sejamos nem como um e nem como outro filho. Sejamos aquele que faz o que é certo aos olhos do Pai, que o obedece por amor, em todos os sentidos. Semeemos para o Espírito, pois, do Espírito, colheremos vida eterna (Gl.6.8).
Com amor, em Cristo Jesus .