Cadastre seu e-mail e receba todo dia uma mensagem poderosa e abençoada!
" Pôr-me-ei na minha torre de vigia, colocar-me-ei sobre a fortaleza e vigiarei para ver o que Deus me dirá e que resposta eu terei à minha queixa "
Habacuque morava em Judá. As nações da Assíria e Egito, suas vizinhas, já haviam sido invadidas pela Babilônia e Judá seria a próxima. Destruição, violência, contendas, litígios, iniquidades e opressão estavam ocorrendo continuamente em Judá. Era tanto que o perverso cercava o justo e a justiça era torcida. Grande é a semelhança com os dias atuais.
Habacuque não se conformava com o que ocorria com seu povo, sua nação, em sua própria casa. Não se conforme com o que está ocorrendo com sua família, saúde, emprego, empresa, empregados, dinheiro, sua vida. Habacuque toma uma atitude que ninguém tomou naqueles dias. Ele se colocou na torre de vigia e aguardou para ver qual era a resposta que Deus iria lhe dar pelos seus questionamentos. Se coloque hoje na torre de vigia e questione Deus sobre tudo o que está lhe ocorrendo. Ele jamais nos deixa sem respostas.
Habacuque vigiou. Na 1a. Carta de Pedro, no capítulo 5, verso 8, somos alertados para que sejamos sóbrios e vigilantes, que o diabo é nosso adversário e que ele anda ao nosso derredor rugindo como leão (porque não é) procurando alguém para devorar. Passear é o que o inimigo mais faz. Lembra-se de Jó ? "De onde vem Satanás. De rodear a terra e passear por ela ".(Jó.1.7).
Temos muitos dissabores no dia a dia e na vida, porque não andamos sóbrios e nem vigiamos. Estar sóbrio é não estar embriagado. O embriagado fica a mercê de tudo e de todos. Mas dizemos : Não bebo ! A bebida que a palavra nos adverte não é a que possui alcool. É a que nos tira da realidade de Deus - a concupiscência da carne, a concupiscências dos olhos e a soberba da vida - (1.João 2.16). Nesse momento de concupiscência estamos a merce do inimigo e ele faz o que quer de nós. Vigiar é estar atento. É não deixar ninguém chegar perto sem se identificar. É não ser pego de surpresa. É ter completa consciência de tudo ao nosso redor. Quando não souber, perguntar a Deus. Habacuque perguntou a Deus.
Nao foi diferente para Habacuque - " Eis o soberbo ! Sua alma não é reta nele, mas o justo viverá pela sua fé " (Hab. 2.4) O sofrimento e tudo o mais que haveria de vir era decorrência do mal proceder de todo o povo, pois haviam deixado de adorar a Deus e se corromperam em sua conduta. Deus quer tudo certo. Determinou, em Êxodo 20, os 10 mandamentos. Diretrizes para que todo ser humano viva em paz. O sofrimento vem para muitos porque abandonaram o Deus Vivo e passaram a adorar outros deuses. Estão a mercê de suas próprias ações.
Porém, a parte final da resposta de Deus no dá a confirmação do que é viver sob determinações e promessas : " o justo viverá pela fé " . É a certeza de que ainda que não tenhamos descanso (a figueira não floresça); não tenhamos nada em nossas mãos (nem haja fruto na vide); que não vejamos mudança nenhuma em quem amamos (o produto da oliveira minta); que não tenhamos nenhuma semente para plantar (os campos não produzam mantimento); que fiquemos em uma situação financeira nunca ocorrida (as ovelhas sejam arrebatadas do aprisco e nos currais não haja gado), ainda assim nos alegraremos no SENHOR, pois temos plena fé de que Deus está olhando para nós e que Ele é o nosso refúgio, socorro bem presente na tribulação. (salmo 46.1).
Após Habacuque colocar toda a sua fé no Deus Altíssimo, proclamando com sua boca, o Senhor fez do seu coração uma fortaleza e os seus pés passaram a ser como de uma corça, andando nos lugares altos. Esta vitória foi para Habacuque e também é para você ! Pergunte ao Sr. Jesus o porquê de tantos acontecimentos em sua vida. Coloque-se na torre de vigia. Deseje, verdadeiramente, escutar o que Ele tem para lhe falar e Ele lhe falará na Sua palavra (Bíblia). Faça o que Ele mandar. Conserte-se e receba a benção da transformação pela sua fé. Ande com um vencedor. Ande com Jesus, Ele venceu o mundo ! (João 16.33).
Em Cristo, com amor.