Cadastre seu e-mail e receba todo dia uma mensagem poderosa e abençoada!
" Jesus, vendo-o deitado e sabendo que estava assim há muito tempo, perguntou-lhe : Queres ser curado? " João 5.6.
Estava havendo em Jerusalém a Festa de Pentecostes. Era alegre, mas solene. (Dt. 16.11) e totalmente dedica à Deus. Todos participavam : produtores e suas famílias, pobres, levitas e estrangeiros. Se apresentavam diante de Deus para agradecer pelos dons da terra (sementes, árvores, frutos), lembrar a libertação da escravidão do Egito e o cuidado que se devia ter para com os Estatutos determinados por Deus. (Dt. 16.12).
O muro que cercava Jerusalém possuía várias portas. Entre elas a Porta das Ovelhas, que fora reedificada por Eliasibe, sumo sacerdote, no tempo de Neemias. (Ne.3.1). Por ela entravam os animais que seriam sacrificados no templo, para sustento da casa de Deus e para sacrifício pelos pecados.
Não era a mais importante para se entrar. Ela conduzia a um tanque chamado em hebraico "Betesda" ou "lugar da misericórdia divina". Um local com Multidão de excluídos : enfermos, cegos, coxos e paralíticos. Nenhum deles participava da festa, impedidos que eram de entrar no templo.
Excluídos para toda a sociedade, menos para Jesus. Todos foram para a festa, para serem vistos e se alegrarem. Jesus foi para onde os desprezados estavam, não seria reconhecido por ninguém e o local era de muita tristeza. Os discípulos não entendiam o porquê daquela atitude, pois, se Jesus desejava se fazer conhecer e declarar o reino de Deus, deveria ter ido para a festa !
Mas Ele já havia afirmado : " Os são não precisam de médico, e sim os doentes" .(Mt.9.12). Como sempre Jesus estava no lugar certo, na hora certa, com as pessoas certas. Alias, Sua vontade era fazer sempre a vontade do Pai. " Porque eu desci do céu, não para fazer a minha própria vontade, e sim a vontade daquele que me enviou " (Jo.6.38), e a vontade Dele é dar de comer ao que está com fome, de beber ao com sede, hospedando o que é forasteiro, vestindo o que está nú, visitando o doente e o preso. (Mt.25.35-36).
Jesus já sabia de tudo sobre o enfermo, como sabe tudo sobre nós, e lhe fez a pergunta certa: "Queres ser curado?" . Bastava responder: Quero! Ao invés de responder, se lamentou por duas vezes, dizendo as suas dificuldades. Jesus vê tudo e conhece nossas dificuldades. Objeta e não responde. Jesus dá a ordem que transforma sua vida. A autoridade foi tanta, que a cura se deu imediatamente. Ele se levantou curado e foi embora, Nunca mais seria um excluído. Jesus sempre perguntará o que necessitamos, responda o que precisa e nada mais. Não dê trabalho parao Mestre.
Com amor, em Cristo Jesus!