Cadastre seu e-mail e receba todo dia uma mensagem poderosa e abençoada!
" Vendo Davi ao Anjo que feria o povo, falou ao SENHOR e disse : Eu é que pequei, eu é que procedi perversamente; porém estas ovelhas que fizeram ? Seja, pois, a tua mão contra mim e contra a casa de meu pai. " 2 Samuel 24.17.
Sabia tocar, era forte e valente, homem de guerra, sisudo em palavras, de boa aparência e o SENHOR era com ele. (1 Sm.16.18). Estas eram as qualidades externas que os outros viam em Davi, quando ainda era um jovem pastor de ovelhas.
Deus via o que ninguém consegue ver, só através do Espírito Santo : o coração. Paulo falou sobre Davi : " Achei Davi, filho de Jessé, homem segundo o meu coração, que fará toda a minha vontade ". (At. 13.22). Mas como é esse coração segundo o coração de Deus ? Ele nos ensina: " Vai e dize a Jeroboão: Assim diz o SENHOR, Deus de Israel : Porquanto te levantei do meio do povo, e te fiz príncipe sobre o meu povo de Israel, e te tirei o reino da casa de Davi, e to entreguei, e tu não foste como Davi, meu servo, que guardou os meus mandamentos e andou após mim de todo o seu coração, para fazer somente o que parecia reto aos meus olhos". (1 Rs. 14.7-8).
Ser segundo o coração de Deus, não é ser um boneco nas mãos Dele, sem vontade, pensamento ou decisão própria. Que Ele diz: vai para direita e você vai, e, agora, para a esquerda. Não ! O princípio do relacionamento de Deus, para com o homem, é o livre arbítrio. Deus respeita todos os nossos pensamentos, desejos, vontades, atos e decisões. Entretanto, há pensamentos, desejos, vontades, atos e decisões que Ele não aprova. Então, se não fizer o que Ele quer, caímos em desgraça com Ele e todas as maldições vem sobre nós ? Não !
Davi entendeu que o Criador deu mandamentos que, se seguidos, iriam lhe trazer benefícios por si só. Ser honesto, justo, correto, falar a verdade, cumprir as promessas, pagar o que comprar, honrar o cônjuge, todas estas atitudes, que são mandamentos de Deus, só revertem benefícios para nós mesmos, sem qualquer intervenção de Deus na nossa vida. Fazer porque está escrito é uma situação, mas, fazer porque entendeu que o mandamento é o melhor para minha vida e cumprí-los com amor, porque sente que o mandamento foi feito com amor, é outra situação.
Quando assim entendemos, temos vontade de andar depois da aprovação de Deus, porque Ele só nos fará o bem e o que é justo. Passamos a compreender os princípios de Deus e procuramos fazer, apenas, o que seja justos aos Seus olhos. Foi o que Davi fez, mas nem sempre. Pecou contra Urias, por causa da sua esposa Bate-Seba. Perdeu com a morte de dois de seus filhos e o estupro de uma de suas filhas.(2 Sm.11,13 e 18). Pecou quando fez o censo do povo. A força do povo não estava nos numeros, mas em Deus. Pediu que o Senhor escolhesse a sentença : Perdeu porque morreram setenta mil homens do povo.(2 Sm.24.15). Deus sempre sabe o caminho que conduz à benção. Em ambos Davi pediu, com o coração, perdão a Deus. De ambos foi perdoado, mas a perda ocorreu. Davi entendeu que foi perverso. Se arrependa, peça perdão. Ele cessará todo mal.
Com amor, em Cristo Jesus.