Cadastre seu e-mail e receba todo dia uma mensagem poderosa e abençoada!
" Porém o SENHOR disse a Samuel: Não atentes para sua aparência, nem para a sua altura, porque o rejeitei; porque o SENHOR não vê como vê o homem. O homem vê o exterior, porém, o SENHOR, o coração. " 1 Samuel 16.7.
O jovem Davi possuía uma trabalho simples, pouquissímo remunerado, mas de muita responsabilidade: cuidar de todas as ovelhas de seu pai Jessé ! Vivia sozinho, na chuva, sol, dia, noite, calor, frio, procurando lugares onde as ovelhas pudessem se alimentar, bem como águas límpidas, e sem perigo, para beberem. Aparentemente não era visto por ninguém. Deus o observava.
O profeta Samuel foi a casa de seu pai com uma missão : ungir o novo rei de Israel escolhido por Deus, para substituir, no tempo oportuno, o rei Saul. Davi não sabia desta visita. Deus sabia disso e estava no controle. Não sabemos muitas coisas que podem nos interessar, mas o Pai, que tudo vê, jamais deixará de nos dar tudo aquilo que Ele determinou para ser nosso.
O profeta Samuel pede que Jessé apresente seus filhos. Samuel olha para Eliabe, o primogênito, entendendo ser este o escolhido, ante sua aparência e altura. Não era. Deus olha o que o homem não vê: o coração. O de Eliabe estava desqualificado para Deus, bem como o dos seus outros seis irmãos. Samuel pergunta a Jessé se não haviam outros filhos, quando ele menciona Davi. Deus jamais erra : Davi não seria esquecido !
Porque Davi ? O que havia em seu coração ? O apóstolo Paulo nos dá a resposta : " E, tendo tirado a este, levantou-lhes o rei Davi, do qual também, dando testemunho, disse: Achei Davi, filho de Jessé, homem segundo o meu coração, que fará toda a minha vontade." (At.13.22). Dispomo-nos, como Davi, a fazer toda a vontade de Deus? Davi jamais questionou qualquer uma da Suas ordens. Eis a questão.
Ao invés de obedecê-lO, contendemos com Ele; achamos que está errado, que não é bem assim como Ele está dizendo, que pode ser diferente. Davi confiava absoluta e cegamente em Deus. Amava-O acima de tudo e de todos, jamais contestando Sua vontade. O profeta Jeremias enfatizou o quanto o coração é corrupto (Jr.17.9), e Jesus enfatizou que do coração é que procedem os maus desígnios.(Mt.15.19). Deus ainda continua esquadrinhando nosso coração, provando pensamentos e nos dando o que merecemos, segundo nosso proceder (Jr.17.10). Por conta do que havia em seu coração, Davi se tornou rei de Israel. Tenhamos, assim, um coração que agrade a Deus.
Com amor, em Cristo Jesus.