Pensamentos de Deus

Todos os dias uma nova mensagem de Deus para sua vida!

Buscar Mensagens

Mensagens de 2021

Newsletter

Cadastre seu e-mail e receba todo dia uma mensagem poderosa e abençoada!

Redes Sociais

Nos ajude a compartilhar a Palavra de Deus!

Aprendendo a se controlar.

Mensagem publicada em: 18.11.2015
Compartilhe essa mensagem:

" Como cidade derribada, que não tem muros, assim é o homem que não tem domínio próprio".  Provérbios 25.28.

O rei Salomão possuía uma forma sábia para ensinar : comparações. Assuntos importantes do ser humano, comportamentos, atitudes, atos,  eram comparados a natureza, animais e situações diversas. Dessa forma, o pensamento sério e profundo, se tornava fácil de ser entendido ante a analogia com uma situação conhecida. 

Este rei edificou o muro de Jerusalém (1 Rs. 9.15). Sabia a função do muro em uma cidade : proteção contra as investidas de ladrões, salteadores, invasores, de animais ferozes, contra os inimigos ao redor, dificultando-lhes o acesso em tempo de guerra, delimitando o terreno, impondo limites. 

Sabia que o muro precisava ser vigiado continuamente, objetivando verificar a existência de rachaduras, falhas e aberturas que pudessem existir, principalmente depois de investidas dos inimigos. A manutenção era tão importante quanto o próprio muro, pois o mantinha fortalecido. Uma pequena "brecha",  seria o suficente para o ingresso do inimigo no seu interior, o que traria inúmeras consequências. 

O domínio próprio é concedido pelo Espírito Santo, pois faz parte do seu fruto,(Gl.5.23), mas cumpre a nós mantê-lo. Vejamos algumas atitudes : ser sóbrio em todas as coisas, suportando as aflições (2 Tm. 4.5); não andar na vaidade dos nossos próprios pensamentos; extirpar a dureza do coração; não ceder as impurezas da carne (prostituição, impureza, lascívia, idolatria, feitiçaria, contendas, ciumes, iras, invejas, bebedices, glutonarias-Gl.5.19-21); não mentir; não deixar o sol se pôr sobre nossa ira; jamais furtar, mas trabalhar; não falar blasfêmias ou palavras torpes; afastar-se da malícia; não gritar; não cobiçar, entre outras. (Ef. 4.17-32 e 5.3).  

Uma cidade que seus muros são fracos ou nem existem, deixam-na frágil, trazendo instabilidade aos seus moradores, ao contrário da existência de um muro forte, que traz paz e segurança. A falta do domínio próprio deixa-nos vulnerável ao pecado, pois falta-nos firmeza; tendo-o, afasta-nos das transgressões,  faz-nos andar por caminhos seguros, fixa nossos olhos apenas no autor e consumador da nossa fé - Jesus Cristo -, passamos a ser Seu imitador. 

O domínio próprio se conquista vencendo o seu eu e deixando Jesus ser o Senhor do seu eu. Jamais Ele te conduzirá para um caminho de morte, mas de vida  e  vida eterna. (Jo.3.36).

Com amor, em Cristo Jesus.

 

Leve o Pensamentos de Deus com você

Baixe o aplicativo na Play Store

Baixe o aplicativo Pensamentos de Deus gratuitamente na loja de aplicativos de seu celular e leia as mensagens onde estiver!

Desenvolvido por UPPERTEC.