Cadastre seu e-mail e receba todo dia uma mensagem poderosa e abençoada!
" Examine-se, pois, o homem a si mesmo, e, assim, coma do pão, e beba do cálice; pois quem come e bebe sem discernir o corpo, come e bebe juízo para si." 1 Coríntios 11.28-29.
Os discípulos não sabiam, mas aquela seria a última ceia de Páscoa que Jesus estaria fisicamente presente. Tudo estava diferente das outras ceias. Jesus estava diferente. Dias antes, enquanto todos estavam na casa de Simão, o leproso, uma mulher, trazendo um vaso de alabastro com preciosíssimo perfume de nardo puro, derramou o bálsamo sobre a cabeça de Jesus, ungindo-O. Jesus ainda disse que ela o ungia para ir à sepultura! (Mc.14.3-8).
Depois desse dia, em outro momento que todos estavam reunidos, Ele tirou a vestimenta de cima, tomou uma toalha, cingiu-se com ela e passou a lavar, com muito amor, os pés de cada um dos discípulos. (Jo.13.1-20). O Mestre ensinava-lhes a lição de como ser um servo humilde e altruísta. Ele tinha pressa em ensinar, pois estava chegando a hora de concretizar Sua missão: Por seu sacrifício, salvar todos aqueles que O confessassem como SENHOR!
A ceia, em comeração à Páscoa, era dia de festa, mas Jesus, demonstrando sua Onisciência, declarou : " Em verdade vos digo que um dentre vós me trairá." (Mt.26.21). Ele sabia de tudo, mas a traição de Judas não tirou Jesus do seu objetivo : pagar os meus e os seus pecados através do seu sangue precioso, expiado no madeiro. Trata-se de muito amor por nossa vida.
O Apóstolo Paulo recebeu do SENHOR a orientação de como realizar a ceia, bem como perpetuá-la de geração em geração. O sacrifício de extremo amor realizado por Jesus, morrendo na cruz para nos salvar, é nosso fundamento para construirmos nossa casa na pedra e sermos salvos. A ceia do SENHOR é santa, por isso temos que nos examinar, antes dela participarmos.
Nunca poderemos comer do pão, que representa Seu corpo, ou beber do cálice de suco de uva, que representa Seu sangue, de forma indigna. Sabemos se pecamos e no que pecamos. Se pecamos, devemos confessar nossos pecados a Jesus, porque Ele nos perdoa de todos os pecados e nos purifica de toda injustiça (1 Jo.1.9). Não traga juízo para sí, antes, siga a palavra e só participe da ceia com dignidade e isento de pecado.
Com amor, em Cristo Jesus.