Cadastre seu e-mail e receba todo dia uma mensagem poderosa e abençoada!
" Porque o Dia do SENHOR está prestes a vir sobre todas as nações; como tu fizeste, assim se fará contigo; o teu malfeito tornará sobre a tua cabeça." Obadias 15.
Esaú e Jacó eram gêmeos, mas totalmente diferentes no aspecto físico, emocional e caráter. A mentira trouxe profunda separação entre os irmãos, visto que Jacó enganou seu pai Isaque, fazendo-se passar por Esaú e roubando suas bençãos. Os descendentes de Esaú se estabeceram em Edom, localizada ao sul do Mar Morto, enquanto que os descendentes de Jacó continuaram em direção à Terra Prometida, habitaram em Canaã e se tornaram o povo de Israel. Nunca houve perdão verdadeiro, o determinado por Deus.
Israel foi invadida várias vezes pelo povo babilônico, chegando a ocorrer a destruição dos muros e portões de Jerusalém, o povo levado cativo e deixado um remanescente pobre e miserável na cidade. Os edomitas tudo assistiram e nada fizeram, inclusive, praticando a perversidade de se juntarem com os babilônicos para profanarem a terra de Israel. (Sl.137.7; Lm.4.21 e Ez.25.12-14).
Há os que pensam que Deus, por estar em silêncio, não está atento a tudo que ocorre. Ledo engano, pois nós é que ficamos distraídos e esquecemos de atos que praticamos. Deus nos ama e tem ciúme de cada um de nós ! Ele jamais se esquece da aliança feita com Abrão: " Abençoarei os que te abençoarem e amaldiçoarei os que te almadiçoarem; em ti serão benditas todas as famílias da terra." (Gn.12.3).
A aversão contida no coração dos edomitas perdurou de geração para geração, criando barreiras de tão grandes proporções, que os impediam de ver o mal contido nos seus atos : arrogância, ódio e falta de humildade. Estas barreiras impediam a reconciliação, que é a vontade de Deus para nossa vida (Mt.5.38-48). Plantavam com abundância na carne (Gl. 5.19-21), só colheram maldição. (Gl.6.7-8).
Eram irmãos. No tempo dos ataques babilônicos, os edomitas deveriam ter se aliançado com Israel, mas ajudaram a destruí-la, saqueá-la e escarnecê-la, mantendo a arrogância. Deus tudo viu, pois " Seus olhos estão em todo lugar; contemplando os maus e os bons. "(Pv.15.3). A longanimidade e bondade de Deus nos alerta hoje, para que façamos apenas o que é bom aos Seus olhos, pois haverá uma colheita do que plantarmos. Seja sábio. Plante somente as sementes contidas na palavra.
Com amor, em Cristo Jesus.